Juventude recebe de volta Ginásio de Esportes
O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, deu o pontapé inicial da partida de futsal masculino sub-09, disputada entre as equipes CDC Hidraluz e CDC Queiroz Galvão, reinaugurando o Ginásio de Esportes de Canavieiras (Geca). O evento foi realizado no sábado (19), a partir das 13 horas, com a participação de equipes de futsal, voleibol e basquetebol.
Ao abrir a solenidade, o prefeito Almir Melo ressaltou que o dia 19 de março de 2016 é uma data relevante para a juventude de Canavieiras, que novamente pode contar com o seu principal equipamento esportivo. “O Geca volta a ser considerado o ‘palácio dos esportes’ e que Deus ilumine essa juventude que passará a praticar os esportes de sua preferência neste local”,disse Almir.
O prefeito também fez uma recomendação aos desportistas para que passem a cuidar do Geca como um equipamento esportivo, preservando-o e não deixando que outros os destruam. “Infelizmente, outros gestores só fizeram destruir, mas nós o reconstruímos”, frisou. E ainda deixou uma mensagem do Barão de Coubertin: "O importante não é vencer, mas competir. E com dignidade".
Para um dos organizadores da reinauguração, o professor de Educação Física Boaventura Freire (Boinha), o retorno do Geca às práticas de esportes foi um trabalho perseverante e determinado do prefeito Almir Melo. E ele relembrou a célebre frase de Mahatma Gandhi para ilustrar a reinauguração: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”.
O Diretor Municipal de Esportes, Professor José Bandeira, também organizador do evento, destacou o esforo do Governo da Reconstrução em prol do esporte e um dos grandes exemplos é a entrega do Geca à comunidade. “Além do trabalho que realizamos em todos os bairros e no interior, agora contamos com o Geca, que sempre foi motivo de orgulho para os canavieirenses”, lembrou Bandeira.
Apresentações – Antes dos jogos, foi realizada a apresentação do Projeto de Ginástica Rítmica de Canavieiras (Gicas), com os alunos da Rede Municipal da Educação. Em seguida, o Ballet Plié apresentou a coreografia “Duelo”, um mix de ballet neoclássico e jazz dance, com as bailarinas Isabela Silva e Lorenza Falcão.
Logo após o momento cultural, entraram em campo as equipes de futsal masculino sub-09 da CDC Hidraluz 2 X 3 CDC Queiroz Galvão; sub-10 da CDC Hidraluz 1 X 2 Adespc São Paulo; sub-12 CDC Hidraluz 5 X 1 Adespc São Paulo; masculino sub-14 CDC Hidraluz 5 X 0 Adespc São Paulo; sub-16 CDC Hidraluz 1 X 2 Adespc São Paulo; e sub-19 CDC Hidraluz 5 X 3 Adespc São Paulo.
Ainda foram disputadas partidas de Voleibol masculino entre a CDC Hidraluz 3 X 0 Una; Voleibol feminino entre CDC Hidraluz 3 X 0 CDC Queiroz Galvão; e Basquetebol masculino entre as equipes da CDC Hidraluz 27 X 43 Camacã. A partir desta semana, o Geca será disponibilizado para as atividades esportivas da comunidade, obedecendo um calendário previamente estabelecido.